Back to All Events

POR ACASO - tardes de improviso no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros


  • Vila de São Jorge Brasil (map)

POR ACASO_tardes de improviso

Ação artística de improviso de danças e músicas. Intervenção aberta, democrática e seriamente celebrativa. Um brinquedo urbano que caminha entre o popular e o contemporâneo.  Um ponto de encontro inventivo da vida onde todos podem tocar e dançar, vivenciando o estar artista e não necessariamente ser. Esse encontro é chamado de, por acaso, tardes de improviso.

Estreou em 2012, em Goiânia/GO, com o objetivo de ocupar a cidade com arte-festa. Uma intervenção urbana e mundana realizada e provocada pelo ¿por quá? grupo de dança e o grupo musical Vida Seca. Ambos desenvolvem pesquisas estéticas voltadas para a democratização do fazer e viver artísticos. O ¿por quá? optou por seguir um caminho próprio com uma dança de linguagem simples, transitando entre o POPular e o contemporâneo. Seu nome é um questionamento lúdico e transgressor sobre a arte, gerando uma dança insurgente e curiosa. Com foco na democratização da experimentação artística e na busca de uma autonomia celebrativa da dança, o grupo foi criado em 2000 e tem atuação na cena sócio-político-cultural mais ampla. Já o Vida Seca, que teve seu início em 2004, realiza pesquisas sonoras com materiais reutilizados construindo instrumentos musicais que são a base para a criação de um repertório autoral. A música do grupo transita entre influências da cultura popular brasileira, da música popular de diversos países (música indiana, árabe, africana, caribenha), assim como da música experimental. Além do foco na música o grupo aborda em seus trabalhos, principalmente em oficinas, a questão do consumo e seus desdobramentos no meio ambiente e na sociedade.

Juntos, trazem para o Encontro de Culturas Tradicionais duas intervenções do POR ACASO_tardes de improviso como parte do projeto de circulação POR ACASO_AliLá, que através do fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, já passou por municípios goianos, Taquaruçu (TO), Porto Alegre (RS), Argentina e Uruguai.

O POR ACASO_ é composto por Danilo Rosolem, Hilton Júnior, Igor Zargov, Lu Celestino, Luciana Ribeiro, Ricardo Roqueto, Sílvia Patrícia e Thiago Verano.

Earlier Event: July 5
POR ACASO - tardes de improviso